Pragas de Grãos Armazenados

Callosobruchus maculatus

(Fabricius, 1775)

Baixe o manual completo

Gorgulho-do-Feijão-de-Corda

Ocorrência:

Esse inseto ataca os feijões do gênero Vigna. Como no Nordeste do Brasil a maioria do feijão plantado e consumido pertence a esse gênero, o caruncho mais importante dessa região é este que acabamos de ver, considerado a principal praga do feijão Caupi armazenado. Quando não controlada, a praga pode se alimentar das reservas nutritivas da semente, causando danos. A elevação da temperatura e da umidade das sementes ocasionada pela ação dos carunchos gera condições para que fungos se desenvolvam, afetando a qualidade da semente facilitando a propagação de doenças.

Ciclo de vida:

As fêmeas fixam seus ovos na superfície dos grãos com o auxílio de uma secreção que produzem. Quando a larva eclode, de 3 a 5 dias após a postura do ovo, perfura o grão e se aloja em seu interior, onde irá se desenvolver. A fase de pupa dura, em média, 6 dias e então há transformação e saída do adulto do grão. Em condições ideais, com elevadas temperaturas e umidade, todo o desenvolvimento leva em torno de 23 dias, podendo aumentar em condições de temperatura e umidade inferiores. Os adultos vivem de 7 a 9 dias (machos) ou 12 dias (fêmeas) e a cada fêmea coloca, em média 100 ovos.

Biologia:

Ovos: As fêmeas adultas depositam os ovos na superfície externa de um feijão. Ovos individuais são ovais ou em forma de fuso, transparentes, brilhantes e firmemente colados à superfície do feijão.

Larvas: As larvas penetram nesses grãos e passam a se alimentar de seu conteúdo. Dentro dos grãos, transformam-se em pupas (uma das fases de desenvolvimento dos insetos).

Adultos: Machos e fêmeas adultas não necessitam de alimento ou água durante a sua curta vida adulta (10 a 14 dias).