Pragas de Grãos Armazenados

Zabrotes subfasciatus

(Boheman, 1833)

Baixe o manual completo

Caruncho-Pequeno-do-Feijão

Ocorrência:

É praga primária de leguminosas de grande importância econômica, com origem nas regiões tropicais das Américas Central e do Sul. Espécies do gênero Phaseolus são os hospedeiros usuais, principalmente P.vulgaris e P. lunatus, porém outras podem ser atacadas (Haines, 1991). Conhecido vulgarmente como “caruncho-do-feijão”. As vagens são broqueadas e as larvas alimentam-se no endosperma das sementes.

Ciclo de Vida:

Os ovos são colocados aderidos nas vagens ou diretamente nas sementes. As condições ótimas para o desenvolvimento são 32°C e 70% de UR, quando o ciclo evolutivo completa-se em 25 dias (Haines, 1991). Carvalho & Rosseto (1968) usando como substrato Phaseolus vulgaris registraram um ciclo evolutivo com duração média de 28 dias a 30 – 32ºC e 70 – 75% UR. A longevidade média dos adultos foi de 11 dias para as fêmeas e 13,8 dias para os machos.

Biologia:

Ovos: Ovóides, quase arredondados, medindo entre 0,46 e 0,60 mm de comprimento a 0,50 mm de largura, e são aderidos fortemente à superfície do grão.
Larvas: Do tipo curculioniforme, de coloração branco-leitosa, dotadas de mandíbulas desenvolvidas, com capacidade de romper os grãos para se alimentarem da parte interna.
Adultos: Tem um corpo oval, volumoso, e de coloração escura. Suas antenas são compridas e passam a metade do comprimento do corpo. A fêmea é sempre maior que o macho, também de cor escura, com quatro manchas creme nos élitros. O inseto adulto mede 1,8 a 2,5 mm de comprimento e 1,2 a 1,8 mm de largura. Os adultos são de vida curta, 10 a 12 dias em média.